SAIR

CLICK

Memória

Respeito

Tradição

Inovação

Reservas

Grupos a partir de 4 pessoas estão sujeitos a condições especiais de reserva. Agradecíamos que solicitasse o pedido de reserva diretamente para o restaurante através do contacto info@restauranteacozinha.pt

* São consideradas crianças até aos 12 anos de idade

Almoço

12:30

13:00

13:30

14:00

Jantar

19:00

19.30

20:00

20:30

21:00

O seu pedido foi submetido com sucesso. A reserva encontra-se pendente. Irá receber um email com informações.

Se por algum motivo não receber um email da nossa parte, agradecíamos que entrasse em contacto diretamente para o restaurante através do telefone +351 253 534 022 (Custo de chamada fixa nacional).

A Gastronomia experimenta-se ou experiencia-se?

“Há segredos que devemos guardar porque fazem parte da experiência que queremos proporcionar. Há segredos que só são comunicados aquando o usufruto dessa experiência. Estes segredos fazem, eles próprios, parte da emoção. Da nossa e da dos nossos clientes. “ António Loureiro

Muitas pessoas vão aos restaurantes experimentar. Outras vão ter uma experiência. Mas afinal qual é a diferença? Para nós, experimentar e experienciar são duas situações diferentes.

Segundo o dicionário de Língua Portuguesa, experiência é o “conhecimento por meio dos sentidos de uma determinada realidade”. A experiência pode resultar da experimentação ou experienciação: onde experimentar significa: “pôr à prova; testar, provar”, e experienciar significa “sentir, viver”.

N’a Cozinha, desde o primeiro dia, desenhamos experiências para os nossos clientes as sentirem e viverem como se de um sopro de ar puro e fresco se tratasse. Para nós, experienciar significa elevar todos os sentidos ao mais alto nível, que tão só é, o nível da mais pura emoção. Emoção dos clientes mas também a nossa emoção transposta em tudo o que fazemos.

A experiência, para nós, começa no momento em que o cliente efetua a reserva. Nesse momento, sentimos uma grande honra e orgulho por termos sido preferidos. Nesse mesmo momento, somos invadidos por uma vontade enorme, um desejo de demonstrar a nossa Arte. A arte expressa nas cores, nos aromas, nos sabores, nas texturas, nos pequenos detalhes, na arte de servir, na envolvência que queremos trazer para cada momento da experiência. Uma Arte repleta de histórias. Histórias que nos emocionam e motivam, histórias que queremos adicionar a cada momento da experiência que iremos proporcionar. Histórias das nossas vivências, das nossas conquistas enquanto equipa, dos nossos produtores “Cozinha Km zero”, histórias das gentes da nossa região e de regiões mais distantes, dos nossos amigos, dos locais que nos apaixonam, das paisagens que nos inspiram, das aprendizagens que vamos tendo e que nos permitem elevar através de diferentes técnicas os produtos que temos à disposição, histórias das cores e aromas que vamos sentindo em cada estação, ….. as histórias emocionantes d’a Cozinha. Sim, porque para nós, “a Cozinha” é muito mais do que um espaço encerrado entre quatro paredes …..

A experiência, portanto, começa no momento em que o cliente efetua a reserva. Nesse momento, sentimo-nos emocionados. Agora, imaginem que aquele cliente que efetuou a reserva, decide não aparecer no dia/hora da reserva e decide não comunicar previamente a sua ausência. Nesse momento, uma parte de nós entristece.

A experiência prossegue quando o cliente chega ao nosso restaurante. Nesse momento, as nossas emoções darão lugar às emoções dele.

A propósito, muitas vezes questionam-nos pelo facto de não divulgarmos antecipadamente as fotografias dos pratos que servimos, por exemplo nas redes sociais ….. Assim dizem: “ já saberíamos com o que contar”. Acreditem que temos um reportório fotográfico imenso ….. imagens com sentimento feitas pelos melhores profissionais que captam a melhor luz, a melhor expressão, o melhor lado, imagens que traduzem a nossa emoção, o nosso sentimento posto em cada prato que servimos. São fotografias da nossa emoção ….. para nós, estas fotografias fazem sempre parte do nosso reportório de emoções e como tal, optamos por divulga-las quando as nossas histórias já foram já contadas aos clientes, vezes sem conta ….

Aos clientes, preferiremos que os seus olhos fotografem o que tão apaixonadamente colocamos em cada momento da experiência que servimos, e que essa fotografia os possa levar por uma viagem através dos seus sentidos provocando-lhes uma emoção tal, que os faça sentir vivos … sentir … vivos, aqui no nosso restaurante. ….. Por isso, quando pensamos, por exemplo, na divulgação que vamos fazer, nas nossas redes sociais, optamos por comunicar histórias d’a cozinha, das suas gentes de trabalho, dos momentos que nos enchem de orgulho enquanto equipa que somos, das paisagens, dos locais, dos obreiros, dos artesãos, etc…. uma vez por outra, colocamos fotografias de alguns dos momentos da experiência gastronómica …. Quase sempre; momentos que já passaram e que já não são apenas fotografias mas sim, momentos que, para nós, encerram em si demasiadas emoções …. as nossas e as dos clientes, que tão secretamente guardamos na nossa memória. A melhor fotografia será aquela que encerra em si, as histórias emocionantes que cozinhamos e as emoções que conseguimos gerar … o sentir …. o viver …. O experienciar uma experiência gastronómica.

A última parte da experiência ….

Os sorrisos rasgados de alguns, as lágrimas de outros, a palavra de reconhecimento, a mensagem de agradecimento pela viagem que proporcionamos. O último momento é o nosso agradecimento a todos os que nos deram a oportunidade de nos emocionarmos.

Obrigado a todos os que nos visitaram durante estes anos de existência d’a Cozinha.

Obrigado por todas as emoções.

Ainda assim, aqui deixamos algumas fotografias da experiência gastronómica da temporada primavera/verão 2022. Imaginem as histórias que estiveram na origem das emoções, as nossas e as dos clientes que nos visitaram.

Nota: As Fotografias são propriedade do restaurante a Cozinha by António Loureiro.

Figura 1 Histórias do mar e da brisa que empurra a espuma

Figura 2 Histórias dos rios

Figura 3 Histórias vindas da terra

Figura 4 Histórias das gentes de trabalho, em dias de nevoeiro

Figura 5 Histórias da família sentada num banco, numa noite fresca de verão

Figura 6 Histórias de um jantar de Reis

Histórias nossas